Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

28 DEZ

Guia Turístico de Campos do Jordão

Data: 28/12/2018

Se você vai viajar, ter planejamento pode ser certeiro para te ajudar a aproveitar o máximo do local. Pensando nisso, separamos nesse artigo um guia turístico de Campos do Jordão.

Serão setes pontos de visita gratuitos para aproveitar em três dias de viagem mesmo que você tenha pouca grana. Se estiver procurando um roteiro para passear na cidade, esse é o post certo para você!

Sobre Campos do Jordão

Antes de falarmos sobre o que iremos fazer nesse passeio, deixa eu te apresentar o nosso destino.

Campos do Jordão é um município localizado no interior de São Paulo, com altitude aproximada de 1628 metros.

Você sabia que essa é a cidade brasileira mais alta?

Essa altura é interessante porque proporciona um clima frio que atrai turistas de todo o Brasil e até mesmo do exterior.

Por causa disso, Campos do Jordão é conhecida como a Suíça Brasileira, porque também conta com uma arquitetura de estilo europeu.

Acredite, quando você estiver em Campos do Jordão se sentirá como na Europa, principalmente após aproveitar a gastronomia típica dos mais variados restaurantes.

A cidade conta também com incríveis fábricas de chocolate e cervejarias que fabricam produtos especiais da região para os turistas!

Mas, embora o clima e a culinária deem um clima europeu, as paisagens e pontos turísticos são bem brasileiros.

Em Campos do Jordão existem mais de 30 lugares recomendados para visita, que vão desde de lugares para os aventureiros até ambientes tranquilizadores.

Mas, infelizmente, não dá para conhecer tudo!

Pensando nisso, criamos um guia turístico para você aproveitar só os melhores e mais acessíveis lugares da cidade, neste nosso Guia Turístico de São José dos Campos!


Dia 01 – Primeiros pontos em Campos do Jordão

No primeiro dia visitaremos o Belvedere, o Mosteiro da cidade e o Palácio Boa vista. 

1. Mirante Vista Chinesa ou Belvedere

Chegando pela manhã, o primeiro ponto é o Mirante Vista Chinesa ou Belvedere, que fica na entrada da cidade, então este é parada obrigatória.

Aqui você poderá apreciar a beleza do pôr-do-sol que é indiscutivelmente um espetáculo.

Este ponto do roteiro pode ser visitado ao chegar ou sair da cidade, ou seja, no início ou no final da viagem. Mas não pode deixar de ser apreciado.

O Belvedere permite uma vista incrível da Serra da Mantiqueira e está localizado a 1600 metros de altitude na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123).

2. Mosteiro das Monjas Beneditianas

No período da tarde você poderá visitar o Mosteiro das Monjas Beneditinas que funciona até as 18h30.

Para os religiosos este é um ponto do roteiro que não pode faltar. O local está localizado em meio a um bosque e um lindo jardim que trazem paz e tranquilidade ao local.

Foi fundado por São Bento Abade e apresenta como lema “Reza e Trabalha”, com isso as monjas praticam diversos trabalhos, que incluem o artesanato, fabricação de geleias e diversas quitandas que são vendidos na loja do mosteiro.

3. Palácio Boa Vista

Já aproveitando o caminho você poderá passar no Palácio Boa Vista, que está no mesmo sentido do Mosteiro e enriquecer-se culturalmente. Precisa estar no nosso Guia Turístico de Campos do Jordão!

O Palácio é conhecido como Museu do Palácio do Governador e é sem dúvida uma parada obrigatória no roteiro de quem visita Campos do Jordão.

O local foi construído entre 1938-1964 e sua construção remete aos palácios europeus.

Possui um riquíssimo acervo artístico e cultural com obras do modernismo brasileiro, antiguidades, peças decorativas do século XVII ao XX, esculturas, coleção da arte sacra do século XVIII e obras artísticas contemporâneas.

O Palácio funciona de quarta a domingo das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 e está localizado na Avenida Dr. Adhemar de Barros no Alto da Boa Vista.

Dia 02 – Visitas a São Bento do Sapucaí

No segundo dia, as atividades ficam por conta da visitação à Pedra do Baú, como as atividades são intensas e demanda tempo, o dia fica preenchido com esse ponto, que está localizado no município vizinho de São Bento do Sapucaí.

Para os aventureiros este ponto no guia turístico de Campos do Jordão é fundamental! O Complexo do Baú está localizado no munícipio de São Bento do Sapucaí na Serra da Mantiqueira.

O cume da formação rochosa está a 1850 metros de altitude, com dimensão de 350 metros de altura e 540 metros a comprimento e abismo de 200 metros.

No local são realizadas diversas atividades radicais como saltos de paraglider, asa-delta, escaladas e mountain-bike, mas para os menos radicais, as caminhadas são uma boa opção para contemplar a paisagem.

O complexo rochoso é formado por Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, sendo a Pedra do Baú a maior das três.

Seu acesso pode ser feito por escadas metálicas, presente das duas faces da rocha. Todas as atividades no complexo são orientadas pelo guia montanhista e lembre-se de usar roupas e sapatos adequados, além de levar consigo lanches leves e água.

Dia 03 – terminando o roteiro em Campos do Jordão

O primeiro local a ser visitado no terceiro dia é a Ducha de Prata seguido do Parque Floresta Encantada, ambos poderão ser visitados pela manhã.

1. Parque Floresta Encantada

Este não é um passeio gratuito é necessário pagar uma taxa de R$ 10,00 na entrada, mas a diversão para as crianças e adultos é garantida!

No parque há várias casas temáticas baseadas em histórias infantis, com decorações típicas e com monitores fantasiados dos personagens. Com certeza as crianças irão vivenciar grandes sonhos neste parque.

A floresta funciona todos os dias das 09h30 às 17h00 e está localizada na Rua Arandi na Vila Porã.

2. Ducha de Prata

A Ducha de Prata é um local formado por várias duchas artificiais, as águas vêm do Ribeirão das Perdizes.

Foi construído em meio à natureza da serra e dispõe de uma vista incrível. Se o clima estiver favorável aproveite e tome uma ducha relaxante!

A Ducha de Prata está localizada na Av. Senador Roberto Simonsen, na Vila Inglesa.

3. Morro do Elefante

No período da tarde, outro local obrigatório de ser visitado é o Morro do Elefante, no qual você pode usar um teleférico para ter acesso!

Este ponto é um dos mais visitados por turistas, pois proporciona uma bela vista da Vila Capivari.

O nome do monte é devido à sua forma, que lembra o contorno de um elefante. Seu cume apresenta 1800 metros de altitude, para seu acesso são utilizadas duas vias: pela estrada ou por passeio de teleférico.

Em seu centro há um lindíssimo jardim para os turistas aproveitarem a vista. Durante a noite, após a visita sinta-se livre para conhecer mais da gastronomia de Campos do Jordão, visitando diversos restaurantes que estão prontos para te atender.

Guia turístico de Campos do Jordão

Então, ficamos assim. 

No primeiro dia, pela manhã vamos visitar o Belvedere, antes mesmo de entrar na cidade. Logo após o almoço vamos ver o Mosteiro das Monjas Beneditianas e antes das 17h00 iremos ao Palácio Boa Vista.

No segundo dia, vamos sair um pouco de Campos do Jordão e visitar a Pedra do Baú no munícipio de São Bento do Sapucaí, onde vamos aproveitar o dia com muitas atividades radicais ao ar livre.

No último dia, visitaremos o Parque Floresta encantada e a ducha de prata antes do almoço. À tarde, faremos uma passada pelo Morro do Elefante e aproveitar a noite com restaurantes próximos ao local.

Curtiu o passeio? Agora que você já tem um roteiro de viagem para Campos do Jordão é só preparar as malas e curtir a viagem!

Você gostou? Sentiu falta de algum ponto que mereça estar neste breve Guia Turístico de Campos do Jordão? Tem algum lugar que gostaria de visitar e encaixar nesse guia turístico de Campos do Jordão? Conta para gente nos comentários.