Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

17 FEV

Parque da Floresta Encantada Campos do Jordão

Data: 17/02/2019

Concretizando em nosso plano um mundo de fantasia real, o Parque da Floresta Encantada é um lugar onde adultos e crianças podem se unir e se divertirem. Juntos, podem fazer uma história lúdica de brincadeiras e manter um contato íntimo com a natureza local. Continue a leitura e descubra o porquê desse lugar ser tão mágico.

História

Assim como nos contos de fada, segundo relatos da cidade, uma mulher era fascinada por histórias infantis e reconhecia o valor de cada uma delas. Querendo dividir a visão mágica que carregava, decidiu um criar um mundo só para sua filha, sobrinha e ela mesma. Desse modo, nasceu o que viria a se tornar o Parque da Floresta Encantada.

Aos poucos, passou a construir casas temáticas, cercadas por uma área de 12 mil metros quadrados com plantas nativas. Em 1977, o local ficou aberto à visitação pública e, desde então, vem atraindo a atenção de turistas que passam pela região. As crianças são as mais atraídas, devido ao ambiente de ludicidade dado pelo lugar.

Como funciona?

De segunda a sábado, o parque abre suas portas aos visitantes. A partir das 09:30 da manhã até as 17:00, cada indivíduo pode passear em suas instalações e explorar cada canto do lugar. As pequenas casas têm identidade. Por exemplo, pode sair da Casa das bruxas, passar pela Casa do Coelho, dar uma espiada na Casa dos Gnomos e ir diretamente para a Casa dos anjos, sendo a cada passo um mundo novo.

Nos fins de semana, o lugar recebe a visita de personagens icônicos da literatura. Os visitantes podem encontrar a Branca de Neve para recepcioná-los ou uma bruxa para acompanhá-los nos recantos mais sombrios do lugar. A presença dos personagens ajuda a manter o ambiente de fantasia e é um excelente convite para as crianças acessarem o melhor sabor da infância.

Além das casas temáticas, o Parque da Floresta Encantada possui espelhos d’água espalhados pelo local. Eles são alimentados pelas vertentes do Pico do Itapeva e, literalmente, refletem o mundo anexo à área. Além disso, parte dos lucros do parque é destinado ao gatil mantido no lugar. Esse gatil serve como amparo para os felinos que moram na rua, entregando ração e água limpa aos bichanos.

Pontos positivos

O passeio no parque da Floresta Encantada vai além da atração óbvia. Ainda que seja em uma região mais isolada em comparação às outras, o passeio vale a pena por inúmeros motivos:

1. Natureza

O parque é cercado pelo verde nativo da floresta em Campos do Jordão. Os visitantes têm contato com a vegetação nativa do lugar, como o Manacá e o Pinho-bravo. O ambiente natural do clima campestre é uma breve fuga para a visão cinzenta e comum da cidade.

2. Preço

O parque está aberto em dias úteis e nos fins de semana. De segunda a sexta, o visitante paga apenas R$5,00 no valor da entrada. Nos fins de semana e nos feriados, devido ao maior movimento, a entrada custa R$10,00. Mesmo com o aumento do valor, ainda é um passeio vantajoso financeiramente. Consulte o valor atualizado e as datas, antes de partir para o Parque.

Os ingressos podem ser obtidos na portaria do local. Crianças menores de três anos não pagam a entrada e o lugar ainda oferece descontos especiais para grupos que se interessarem em ir.

3. Cantina

Os visitantes que vêm de longe precisam repor suas energias. A cantina possui um cardápio modesto. Contudo, se mostra suficiente para atender a demanda de uma tarde de passeio.

4. Integração

O Parque da Floresta Encantada possui um ambiente lúdico de união. É um programa excelente para os pais e filhos que procuram sair da rotina e dos smartphones. Eles têm espaço suficiente para explorar a área e se entregarem às brincadeiras de sua escolha. O sabor da infância é uma liga imutável a qualquer idade.

Avaliações dos visitantes

Em geral, os visitantes avaliam bem o parque e suas acomodações. O parque está cadastrado em guias de turismo da região e por meio destes fornecem suas mais sinceras opiniões. Geralmente, se resumem a:

1. Estrutura

Os visitantes avaliam bem a estrutura do lugar. Segundo eles, o parque tem um ambiente adorável e de fácil imersão. Segundo os pais, as crianças ficam extasiadas pela doçura e irrealidade do lugar.

2. Limpeza

A manutenção do local é algo que chama a atenção do público. Os visitantes ressaltaram a boa limpeza do lugar, mantendo o ambiente convidativo e iluminado, motivando-o a ficar no local. A preservação das casas também foi elogiada pelos andarilhos do lugar.

3. Perfeito para as crianças

Embora alguns adultos se mostrarem insatisfeitos com alguns aspectos do parque, há um motivo: o lugar é feito para as crianças. Desde a sua estrutura até a inserção dos personagens fantasiados, o lugar se mostra um recanto para os pequenos. Os pais contam da motivação e ansiedade dos filhos ao ingressarem nas acomodações do local.

4. Imaginação

Embora o lugar em si seja um pedaço da fantasia, os visitantes contaram sobre suas interações com os filhos. Muitos afirmam que isso ajudou os filhos a se libertarem mais criativamente, forjando um momento lúdico só deles. Os laços entre eles se renovaram mais um pouco devidos às brincadeiras criadas espontaneamente.

Como chegar

Embora reservado do centro da cidade, não é difícil encontrar o local. Ao chegar na Vila Capivari, os visitantes deverão seguir à Praça São Benedito, passando-a. Deverão entrar na primeira rua à direita e seguir as placas do Tênis Clube e da Ducha de Prata. Ambos os endereços se localizam na Av. Senador Roberto C. Simonsen.

Na mesma via, após a Ducha de Prata, os visitantes encontrarão a placa do lugar fixada no lado esquerdo da via. Os residentes sugerem uma atenção maior no trânsito local, visto que há uma curva acentuada na avenida. O parque se localiza no endereço da Rua Arandi, no número 270, caso precisem do auxílio do gps. Para mais informações, pode entrar em contato pelo número (12)3663-2596.

Campos do Jordão reserva surpresas aos mais diversos públicos, o que inclui o Parque da Floresta Encantada. O lugar carrega uma atmosfera lúdica e o ar mágico e respirável das histórias infantis. É como ter um pedaço do seu livro favorito diante de você.

Além da mágica em suas casas temáticas, o parque também induz a diversão em família. Pais e filhos são instigados a aproveitar desse momento de infância, algo que, após adulto, só pode ser lembrado. Embora expanda a imaginação das crianças, também resgata as boas lembranças guardadas pelos mais velhos.

Mais um pedaço de Campos do Jordão foi mostrado a você. Agora, que tal ir conhecer de perto o Parque da Floresta Encantada? Leve seus filhos, chame a família. Esse é um tipo de passeio onde podemos nos reconectar com os outros e com nós mesmos.