Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

17 FEV

Teleférico de Campos do Jordão: Conheça

Data: 17/02/2019

Conhecer uma cidade por cima também é um excelente jeito de conhecer a sua história. Você, literalmente, a descobre por um novo ângulo, ganhando novas perspectivas sobre um lugar que até então achava conhecer bem. Assim, que tal você subir comigo pelo teleférico de Campos do Jordão e descobrir o que ele reserva?

História

Com quase 50 anos de história em sua estrutura, o teleférico de Campos do Jordão é considerado o primeiro a ser construído no Brasil. Inaugurado em 11 de junho de 1970, a atração conta com dezenas de cadeiras. O teleférico é um atrativo inerente da cidade, sendo um das principais atrações do lugar. A vista do passeio garantiu um posto entre os locais mais visitados do país.

Como funciona

O teleférico de campos do Jordão é considerado o mais alto do Brasil. Com 74 cadeiras, a atração tem partida no Parque do Capivari e leva os visitantes até o Morro do elefante. O trajeto feito sob uma estrutura de aço demora 5 minutos para percorrer os 560 metros que separam a base até o Morro do elefante.

O Morro do elefante tem uma altitude de 1.800 metros, desde o seu início no parque até o seu topo. Embora alcance apenas 160 metros de altura, quase 10% do tamanho do morro, é possível ter uma maravilhosa vista da cidade. Assim sendo, a distância alcançada pelo passeio é suficiente para guardar um belo registro do local.

O bilhete do teleférico é adquirido na entrada e só vale para aquele dia. Ou seja, não é possível alugar uma cadeira ou antecipar a compra do mesmo. O passeio custa R$17,00, ida e volta, partindo do Parque do Capivari até o Morro do Elefante. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito e débito. Contudo lembre-se de que o passei é liberado apenas para pessoas acima dos 1,40m ou 12 anos.

Preservação

Ainda que carregue uma bagagem de quase 50 anos, o teleférico de Campos do Jordão é bem preservado. O lugar tem uma rotina de inspeções semanais, em que se faz a manutenção dos seus equipamentos constantemente. O teleférico pertence ao Governo do Estado de São Paulo, mas é administrado pela Secretária de Transportes Metropolitanos.

Vantagens

Um passeio como esse difere dos demais roteiros de uma cidade. Nem todo local pode comportar um teleférico, sendo necessário uma estrutura adequada para a construção do lugar. Por sorte, Campos do Jordão está alguns degraus abaixo do céu e o visitante pode alcançá-los. Confira as vantagens em se visitar o teleférico da cidade:

1. Higiene

O teleférico recebe manutenção constante, incluindo uma vigorosa limpeza. Dessa forma, os visitantes podem aproveitar o passeio num assento confortável, limpo e seguro.

2. Praticidade

O esquema de funcionamento do teleférico é bastante simples e prático. O veículo é perfeito para subidas em terrenos íngremes, como o Morro do elefante. A subida de carro se torna opcional.

3. Agilidade

O teleférico de Campos do Jordão não interfere em outras rotas de movimentação pública. A estrutura aproveita o relevo natural da cidade, inacessível a qualquer outro tipo de transporte. Dessa forma, em poucos minutos, você percorre os 560 metros da linha rapidamente.

4. Valor

Não é pago só pela vista dos pontos mais altos ou mais baixos do passeio, mas pela vista a que as pessoas têm acesso durante o percurso. Por apenas R$17, você tem acesso a um ângulo novo e único da cidade. Pela experiência que oferta, é um preço bastante atrativo. Confira o valor antes de ir, pode haver alteração sem prévio aviso do Teleférico.

5. Turismo

Um teleférico é uma excelente atração em uma região. A busca por este tipo de passeio aquece a economia local. Embora Campos do Jordão seja um gigantesco ponto de turismo, a inclusão e manutenção da atração na região estimula e criação de outros pontos para os visitantes aproveitarem melhor a cidade.

6. Funcionamento

Outro ponto que vale destacar é o horário de funcionamento do teleférico de Campos do Jordão. Em horários específicos, a atração fica aberta durante todos os dias da semana. De quinta-feira até segunda, o teleférico funciona das 10:00h até as 17:00h. Em dias de terça e quarta-feira, funciona das 12:30h até as 17:00h. Independente do dia, a ida até o lugar não interfere nos horários de outros passeios.

Avaliações dos usuários

Alguns usuários entram em consenso quando se fala no teleférico em Campos do Jordão. Assim sendo, confira alguns dos pontos mais comuns avaliados pelos visitantes:

1. Vista

O primeiro ponto avaliado pelos visitantes é a vista do lugar. O Morro do elefante dá acesso ao visual de boa parte da cidade, o que garante boas fotos durante e no fim do passeio. Alguns se encantaram com a visão da cidade em movimento enquanto subiam pelo equipamento.

2. Subida

Até os mais corajosos se sentiram intimidados pela subida do teleférico. Alguns optam por fazer a travessia de carro, entretanto outros preferem a subida de teleférico. Segundo eles, a segunda opção aguça o espírito de aventura ao chegar no local.

3. Preço

A maioria acha conciso o valor pela subida. Segundo eles, a taxa de entrada vale a pena a ida até o lugar.

4. Mudanças

Os visitantes relatam de sua experiência ao chegar lá em cima. Alguns descrevem o passeio como “memorável”, porém relatam que uma mudança visual seria bem-vinda. Segundo alguns, isso ajudaria numa melhor experiência e atrairia mais visitantes a conhecer o lugar.

5. Comércio

Os visitantes avaliam positivamente a instalação da feira no local. Segundo eles, o lugar é conservado e é possível conhecer mais a história do morro e teleférico através do objetos.

6. Calmaria

Apesar do ponto ser famoso na região de Campos do Jordão, os visitantes se mostram receptivos à calmaria do lugar. É possível relaxar após a subida do teleférico e descansar antes de voltar à base da região. Alguns descrevem a sensação de liberdade por subir de teleférico e receber o topo turístico mais alto oferecido pela cidade como recompensa.

Mesmo com o passar dos anos, o teleférico de Campos do Jordão continua na sua missão de levar os visitantes até a parte mais alta da cidade. O passeio não se mostra como um custo alto e é garantia de boas lembranças da viagem. Embora seja algo um pouco intimidador aos receosos, o lugar devolve uma excelente vista a quem se dispor a subir sua íngreme rota.

Após conhecer tudo ou quase tudo em Campos do Jordão, a ida até o teleférico serve como um ponto de avaliação. Nele, você terá acesso a grande parte da cidade e poderá recordar dos momentos que viveu em cada canto do lugar. Dada a quantidade de coisas para fazer, monte um mapa mental do que fez e do que ainda pode aproveitar na região. Afinal, é possível subir ainda mais no município mais alto do Brasil.

O teleférico de Campos do Jordão fica na Av. Emílio Ribas, sem número, em Capivari, Campos do Jordão – SP. Para outras informações, você pode ligar para o (12)3662-1531 ou acessar o Site do Teleférico de Campos do Jordão.

E então? Já montou sua mala para o teleférico em Campos do Jordão? Caso contrário, se apresse para conhecer esse ponto turístico. O lugar é uma experiência única que deve ser aproveitada o quanto antes. Aos corajosos, nos encontramos lá em cima.