Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

19 MAI

5 Destinos Próximos a Campos do Jordão

Data: 19/05/2019

Campos do Jordão carrega o toque de irrealidade dentro do interior de São Paulo. Isso porque a sua construção, bem como o clima único, diferem de qualquer outra localizada no Brasil. Como que por osmose, vamos conferir cinco destinos próximos a Campos do Jordão para ser visitados e apreciados.


1. Santo Antônio do Pinhal

Não se engane: apesar de pequena, Santo Antônio do Pinhal, um do destinos próximos a Campos do Jordão, tem muito a ofertar. A cidade mantém um clima frio de montanha que atrai milhares de pessoas durante o ano todo. A 170 km de São Paulo, a distância não interfere em nada no seu passeio em Campos do Jordão, de modo que suas expectativas podem ser satisfeitas em dois lugares diferentes.

Um dos passeios mais famosos da cidade é o do trem que o liga até a cidade de Campos do Jordão. O trem possui um vagão único, tornando a viagem mais calma. Fugindo da agitação da cidade, o passeio de trem é como viajar ao passado. O trem passa pela Serra da Mantiqueira e o Vale do Lageado, ponto mais elevado de ferrovias brasileiras.

Além desse, existe outras paradas que os visitantes utilizam para apreciar a beleza da cidade:

Igreja São Benedito

Tão pequena quanto a cidade, a igreja mostra sua importância vigiando a todos do alto de um morro. O acesso se dá por uma escadaria, desafiando alguns andarilhos, mas a vista da cidade compensa. Em seus mais de 70 anos, a igreja se mantém como um dos cartões da história da cidade. Além disso, apresenta festividades todo mês de abril.

Praça Boulevard Araucária

Praticamente é o imã que puxa os encontros no centro da cidade de São José dos Pinhais. Carregando uma arquitetura icônica, a praça possui diversas choperias e cafeterias, além do centro de informação turística.

Mirante do Cruzeiro

Graças a sua localização, a 1.180 metros de altitude, temos uma bela visão da cidade. O local possui uma praça e uma passarela com uma imensa cruz ao fundo. Partindo da igreja da Matriz, você pode pegar a trilha pavimentada de 1 km para rapidamente chegar até ele.


2. Aparecida

Aparecida, ou Aparecida do Norte é a cidade mais religiosa da América Latina. Localizada a quase 170 km, o local recebe milhares de devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Graças a ela, milhares de fiéis cruzam barreiras para chegar até a santa, cuja a fé de pescadores ajudou a montar o lugar.

O turismo do local é basicamente religioso. A missa solene da manhã desperta os devotos para enviar suas orações à santa, acontecendo em duas etapas. Além dela, a Torre Basílica possui um mirante no seu último andar, dando uma dimensão da cultura local. Não o bastante, um museu bem ao seu lado complementa mais o passeio, tendo uma entrada simbólica de R$10,00.


3. São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí é reconhecida nacionalmente por sua cultura acolhedora e intimista. Localizada na Serra da Mantiqueira, a 209 km da capital, o lugar faz divisa com Minas gerais. Conta com excelentes restaurantes, charmosas pousadas, além de uma refinada cultura local que chama a tenção dos visitantes.

Contudo, apesar de sua aparência intimista, o local tem uma faceta mais aventureira também. Graças a Pedra do Baú, muitos montanhistas tem destino certo para testar as suas habilidades na escalada. O esforço é recompensado com uma vista enevoada e deslumbrante da cidade.

Além da grande atração da Pedra do Baú, os visitantes também podem encontrar:

Cachoeiras dos amores

Após se aventurar nas trilhas da cidade, é hora de se refrescar em um delicioso banho de cachoeira. Perfeita para energizar o passeio, as cachoeiras possuem uma beleza mágica e afastam qualquer pensamento relativo à cidade.

Mirante do Vale Paiol Grande

Localizado à beira da Pedra do Baú, o Mirante do Vale do Paiol atrai milhares turistas. A visão encanta pelo contato direto e puro com a natureza.


4. Cunha

Localizado a 223 km de São paulo, um dos destinos próximos a Campos do Jordão é reconhecido como refúgio para os românticos. Pacata durante a noite, mas agitada durante o dia, passeios como o da Pedra da Macela desafiam os cais. A subida íngreme exige a cooperação dos casais, já que pede bastante esforço físico.

Além dela, os casais podem se recompensar na Cervejaria Wolkenburg. É o momento para descansar e descontrair com uma cerveja caseira e livre de produtos químicos em sua composição. O sabor natural é reforçado no mês de outubro, durante a festa alemã, com comida típicas dessa terra.


5. São José dos Campos

Por fim, chegamos a São José dos Campos. A cidade é um misto perfeito de tradição, cultura e tecnologia em expansão dentro do Brasil. Graças a ela, o Brasil imprimiu a certeza de que somos capazes de nutrir tecnologia de ponta no mundo com o Instituto de Tecnologia Aeroespacial.

Fugindo da parte técnica, a cidade também possui excelentes pontos para visitação. O Parque da Cidade guarda um pedaço da história local por meio das obras arquitetônicas de Olivo Gomes. Não o bastante, também oferta o dinamismo do Parque Alberto Simões. No lugar os visitantes podem encontrar lazer e se dedicar às práticas desportivas.

Além desses, uma visita por outros pontos da cidade se faz bastante válida. É possível fazer visitações à Câmara Municipal, ao Museu do Folclore, à bela vista do Mirante do Banhado e até o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi. Mesmo carregando uma modernidade, a cidade mantém o seu contato com a natureza e as suas raízes.


* * *


É possível fugir da visão turva e cinza proporcionada pela cidade de São Paulo. Em lugares próximos a Campos do Jordão, os turistas podem encontrar a natureza, se reconectando consigo e com os outros. É o destino perfeito para quem busca tranquilidade, recarregando as energias do cotidiano.

Além disso, a cultura inerente desses pontos próximos a Campos do Jordão revelam uma parte importante das cidades na construção estadual. Apesar de parecer um oposto natural, a região convida os visitantes a conhecer uma cultura diferente e imersiva. Certamente, será um dos melhores passeios a fazer.

Se eu fosse você, não perderia muito tempo decidindo e faria um tour geral por esses cincos pontos. A época de inverno se aproxima e os lugares costumam ficar cheios. Outro ponto importante a ressaltar é que boa parte dos locais possuem um preço acessível na hospedagem. Você se diverte, aproveita do turismo local e paga um valor conciso e baixo às férias.

Mesmo com a elevada balburdia, o movimento reforça a beleza inerente dos lugares, bem como suas histórias. É um passeio para ser guardado na memória e coração, merecendo uma revisitação assim que possível. No mais, boa viagem e espero que aproveite bem suas férias.