Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

23 MAR

Amantikir Jardins em Campos do Jordão

Data: 23/03/2019

Se você vai viajar para Campos do Jordão e é um amante de paisagismo, faça uma visita ao Parque Amantikir - Jardins que Falam. É certo que você terá várias outras oportunidades de entrar em contato com a natureza. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade surpreende os seus visitantes com a exuberância da sua biodiversidade. Campos do Jordão não exclui ninguém.

Há turistas que preferem apenas admirar as paisagens da cidade, mas também existem as pessoas que preferem “pôr a mão na massa”, ou seja, encarar as trilhas e conhecer a natureza de perto. Assim, se você faz parte de um grupo ou de outro, não importa. Não faltarão programações para você prestigiar a cidade do seu jeito.

Porém, o Parque Amantikir - Jardins que Falam não só oferece pontos privilegiados para se admirar as paisagens naturais de Campos do Jordão. O local exibe o estilo de jardins de diversos lugares do mundo. Assim, a visita a este parque proporciona uma experiência ainda mais completa para os seus visitantes.


Nome do parque

O paisagista Walter Vasconcellos idealizou o Parque Amantikir - Jardins que Falam para compartilhar com outras pessoas as experiências que teve quando contemplou os jardins de outros países. O próprio nome do parque deixa claro o seu objetivo. Os jardins falam porque eles são um retrato do lugar em que eles foram inspirados.

Além de se remeter ao objetivo do paisagista, o nome do lugar também faz referência a uma lenda. De acordo com a tradição oral, uma princesa tupi se apaixonou pelo Sol. A Lua, com ciúmes, mostrou o seu descontentamento para o deus Tupã, que colocou a princesa dentro de uma grande montanha. Segundo a lenda, as lágrimas que a índia chorou de saudade formaram as nascentes dos rios da Serra da Mantiqueira.

Por essa razão, o nome da cadeia montanhosa tem origem na palavra Amantikir, que significa “a montanha que chora”.


Jardins Parque Amantikir

Quanto aos jardins que existem no parque, eles contém mais de 700 espécies de plantas. São 60.000 m² de muita exuberância e diversidade. O parque está dividido em seções, que são diferenciadas por cores. Para que você conheça mais desses jardins, exibiremos aqui uma lista desses setores, além de apresentarmos as atrações contidas em cada um deles.


Setor Amarelo

Nessa seção, estão localizados o estacionamento, a recepção do parque e alguns estabelecimentos, onde você pode tomar um café ou comprar alguma lembrança. Já é possível admirar algumas plantas e flores nesta seção.


Setor Vermelho

Este setor contém coníferas, que são plantas originárias do Japão. Ele também encerra o Jardim de Raízes, que é um arranjo paisagístico feito com partes de árvores mortas. Nesta seção também estão localizados o Jardim de Capins (originário dos EUA e do Canadá) e o Jardim Árido (originário do México). O Mirante também fica neste setor, em que é possível ver a paisagem do Vale do Lageado.


Setor Verde

Nesta seção, há dois labirintos: o Labirinto Clássico, que possui paredes de 2,20m de altura e 600m de corredores, e o Labirinto de Grama. Este setor também encerra o Jardim Inglês, que possui mais de 80 espécies de plantas, e o Rock Garden, cuja inspiração é norte-americana.


Setor Laranja

Nesta seção, encontra-se a Estufa do parque e o Tapete Verde, que é uma área em que são realizados eventos e meditações. O Lago das Pontes também está nesse setor. Ele foi arquitetado para receber pontes orientais. Além disso, encontra-se nessa seção do parque o Bosque Outonal, composto por plátanos, carvalhos e áceres.


Setor Azul

Esta seção encerra o Jardim Francês, o Jardim Austríaco e a escola de jardinagem School Garden. Também é possível visitar neste setor o Espelho d’água, que é um lago que possui plantas aquáticas e peixes, além da Lareira, construção inspirada a partir das lareiras de Andaluzia.


Setor Lilás

Esta seção é composta pelo Jardim Alemão, pelo Jardim Autoral e pelo Jardim de Orquídeas. Também estão nesse setor o Jardim de Sombra.


Setor Cinza

Este setor contém o Jardim Chinês, o Jardim Japonês, o Jardim Arquitetônico e a Trilha das Bromélias.


Informações sobre o parque Amantikir Jardins

Como você pode ver, o parque foi arquitetado para apresentar aos seus visitantes a grande diversidade de plantas existentes na natureza. Mesmo que o passeio pareça demorado, não te faltará tempo para conhecer todos os jardins. Em média, uma pessoa percorre todo o parque no período de duas horas.

Ainda assim, é possível passar o dia todo conhecendo o local. O parque abre todos os dias do ano e seu horário de funcionamento é das 8h30 às 17h. Caso você queira levar o seu animal de estimação para o parque, também é permitido. Porém, ele precisará usar a guia. Quanto ao preço dos ingressos, eles custam 40,00, sendo a meia-entrada 20,00.

Depois de apresentarmos essa lista, esperamos ter te convencido de que o Parque Amantikir - Jardins que Falam é uma parada obrigatória em Campos do Jordão. Esse é um passeio que pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade.

No entanto, a cidade também possui outras atrações que valem ser conhecidas. Pode-se destacar o Festival de Inverno que acontece no mês de julho. Esse é o maior evento de música erudita da América Latina e é uma boa programação para aqueles que gostam de passeios culturais.

Também é possível andar de teleférico, subir a Pedra do Baú, conhecer a área central da cidade e comer um bom fondue. No entanto, para que a sua experiência na cidade seja ainda melhor aproveitada, recomendamos que você se hospede na Pousada Annecy.


A Pousada Annecy é sua hospedagem certa em CJ

Se você preza por comodidade e conforto em suas viagens, essa é a escolha mais acertada. A decoração e organização do local foram feitas visando o aconchego do cliente. Também é importante mencionar que o café da manhã é delicioso e abundante, e que o estacionamento e o wi-fi são gratuitos. Caso você queira mais informações sobre o local, acesse a seção Acomodações, aqui no nosso site.

Não tem como não desfrutar das maravilhas de Campos do Jordão e não sair satisfeito. Caso você decida realizar essa viagem, não esqueça de visitar o Parque Amantikir - Jardins que Falam. Certamente essa será uma experiência inesquecível e muito construtiva.