Blog

Data: 22/01/2020

Autor: Annecy Pousada

Conheça a Pedra Do Baú Em Campos Do Jordão

Uma das mais belas formações rochosas, conhecida como Pedra do Baú que está localizada em São Paulo, próximo a Vila Capivari em Campos do Jordão.

Com altitude de 1.950 metros e uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões postais de Campos do Jordão.

O Monumento Natural Estadual Pedra do Baú é composto por três blocos de rocha, que são carinhosamente chamamos de: Bauzinho (1760m), Baú (1950m) e Ana Chata (1670m).

Este ambiente proporciona diversas atividades em contato com a natureza, tornando – se acessível para todos que pretendem realizar atividades ao ar livre, seja praticando esportes ou apenas apreciando a paisagem.

O melhor caminho para visitar este ponto turístico incrível é pela cidade de Campos do Jordão, sendo possível alcançar a parte mais íngreme com facilidade.

As placas na estrada da Campista ajudam a chegar na rua de terra que leva até a Pedra do Baú, que seguindo as placas até o final te levam a uma pequena trilha para o Bauzinho. Ao chegar lá é possível avistar a pedra maior, de frente, você vislumbra o seu paredão rochoso e admira a paisagem que enche os olhos de paz.

História Da Pedra Do Baú Em Campos Do Jordão

Em 1940 no dia 12 de agosto, os irmãos Cortez (Antônio e João Teixeira de Souza) alcançaram o cume da desejada montanha.

Os irmãos Cortez eram amantes de aventura e durante anos eles tentavam chegar ao topo da Pedra do Baú. Após exaustivas tentativas, resolveram subir pela face Sul da pedra, onde é um pouco menos íngreme e tem maior vegetação. Após horas de trilha, enfrentando o desafio de atravessar matas fechadas, caminho rochoso, troncos secos e cansaço. Conseguiram chegar até o cume da Pedra do Baú e tal conquista rendeu a eles o título de pioneiros na escalada da pedra.

Após o feito, houve grande repercussão nas redondezas, o que gerou aos descrentes motivos para contra argumentar sobre o feito. Sendo assim, os irmãos se comprometeram em realizar a trilha novamente, a fim de provar a façanha. No dia 19 de agosto de 1940, por volta do meio dia os irmãos Cortez apontaram sobre a Pedra do Baú e hastearam a bandeira do Brasil, provando para as autoridades e curiosos que realmente haviam conseguido subir. Os expectadores aplaudiram entusiasmados, a banda da cidade tocou o hino nacional e a notícia se espalhou novamente, dessa vez com os créditos de veracidade. O feito tornou – se público e foi publicado em alguns jornais de São Paulo.

Pedra Do Baú Vira Ponto Turístico De Campos Do Jordão

Após tamanha repercussão, um empresário decidiu contratar os irmãos Cortez para levá-lo até o topo da montanha. Ao chegar lá se deslumbrou com a paisagem e decidiu patrocinar a construção da primeira escavada. São inúmeros os investimentos na Pedra do Baú.

Em 12 de janeiro de 1947 foi inaugurado o abrigo da Pedra do Baú, que contava com para – raios, sistema de capitação e tratamento de água, 21 camas de campana, cozinha, lareira e alguns utensílios de cozinhas. Existia um sino de bronze com a data de inauguração e o nome dos irmãos Cortez em homenagem pelo grande feito. Havia também um livro para deixar a assinatura de quem vencesse os 620 degraus até o topo da montanha.

Mas devido a inúmeros atos de vandalismo, houve a desmontagem de tudo e atualmente só restam os alicerces.

Sendo assim, a Pedra do Baú tornou – se o passeio preferido para os aventureiros. Além das escaladas, os visitantes podem andar sobre a base da pedra, apreciando a visão da serra de Campos do Jordão.  A prática de rapel e alpinismo é muito comum no local. Se a sua busca é por esportes radicais, este passeio é o mais indicado.

Informações Gerais Sobre o Passeio Até a Pedra Do Baú

Por ser um patrimônio ambiental, cobra – se uma taxa para preservação do local.

O valor da cobrança está entra a faixa de R$10,00 por pessoa e o pagamento deve ser realizado apenas no dinheiro.

Preparamos um roteiro para que você chegue até o local em segurança, siga nossas instruções e aproveite o passeio.

Como chegar: Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte, localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.

Visite nosso blog, preparamos conteúdos que vão te auxiliar na escolha no seu roteiro, hospedagem e dicas exclusivas sobre Campos do Jordão.